quinta-feira, 10 de setembro de 2009

FAZENDO DINHEIRO


Muita gente me questiona sobre fazer dinheiro, quando eu digo que não é tão fácil como parece, vem logo a resposta. -Um monte de gente faz!, com certeza tem bastante gente fazendo porém falso. para fazer falso é só tirar xerox (cópia) em uma impressora laser colorida.

E por que é tão difícil fazer dinheiro? - Devido ao método de impressão, matéria prima e a tinta. além de outros processos de segurança como tarjas etc...
1º - A Impressão: O dinheiro usa 3 processos OffSet (seco), Calcografia e Tipografia.
-OffSet Seco: é usado para impressão de tarjas, fundo de segurança e também para realização do registro frente e verso este dispositivo garante cópia coincidente nos dois lados da nota, impressos simultaneamente.

-Calcografia: este processo deixa as notas com aquela textura relevográfica, sensível ao tato e a unha dos comerciantes, isto facilita a verificação da autenticidade.

-Tipografia: é usada para aplicar os números e a assinatura do ministro da fazenda.
A tinta também é importantíssima para garantir segurança pois para imprimir dinheiro não se usa o tradicional CMYK (Cyan-Magenta-Yellow-Black) e sim Pantones.
As matrizes diferenciam das usadas em Offset úmido, para Offset seco usa-se matrizes relevográfica e não planográfica com diferenciação entre água e óleo, atualmente são empregadas chapas de polímeros (Material parecido com Borracha).
No passado usava-se o Buril. Processo conhecido por talho doce, para isto o gravador usava uma ferramenta parecida com uma goiva (formão) chamada Buril para fazer sulcos na chapa de aço-doce, atualmente usa-se computador na pré-impressão, com softwares desenvolvidos especialmente para a Casa da moeda.
Enfim basicamente é isto existem inúmeras curiosidades com relação ao dinheiro é só pesquisar no Google, mas só para adicionar! a Casa da moeda começou sua produção em 1694 pela Coroa Portuguesa em Salvador atualmente esta sediada no Rio de Janeiro.
Até a próxima.

Um comentário: