terça-feira, 15 de abril de 2014

Quem trabalha na pré-impressão tem um lugar garantido no céu! Porem se você trabalha na pré-impressão de uma gráfica de embalagens tem um lugar de destaque ao lado de Deus, pois adequar arquivos fechados em PDF publicados em CorelDraw é o mesmo que exorcizar um demônio sem água benta e sem conhecimento em latim.
Em cada 10 trabalhos que chega na gráfica, pelo menos 9 o desenho de faca não bate com a faca que será usada. E por que ocorre isto? Simples: A faca final tem ajustes e adequações para facilitar o fechamento do cartucho.
Se os criadores do arquivo solicitassem a gráfica o desenho final facilitaria e muito o trabalho da pré-impressão, se as agências de criação contratassem profissionais com conhecimento de embalagem ou mesmo capacitasse os envolvidos no processo também reduziria muito o tempo perdido na pré-impressão e desta forma evitaria atrasos na entrega.
As gráficas deste seguimento possuem plotters de recorte para produção de protótipos e softwares de desenho de facas.

Para produzir um cartucho em cartão ou acoplado com papelão ondulado é preciso levar em consideração as dobras e as margens de segurança necessária para não prejudicar o corte e vinco e a colagem que atualmente são processos automatizados, e conhecer estes processos é fundamental para se produzir uma arte ideal ou mais próxima do ideal possível.
Faça uma visita no Senai ou mesmo em uma gráfica para acompanhar a produção de uma embalagem desde a chegada do arquivo ate a colagem.
E qualquer dúvida e só perguntar, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário